SÓ 300 CÓPIAS DISPONÍVEIS?
Gênero: Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Muitas bandas lutam por alcançar o sucesso durante toda a sua carreira e nunca o conseguem. Por outro lado, existem bandas que atingem esse objetivo logo no início e uma delas é a banda sueca AVATARIUM.
Fundada em 2012 pelo baixista Leif Edling (ex-Candlemass) e Marcus Jidell (Evergrey), a banda lançou um ano depois o EP "Moonhorse" e, devido a boa recepção deste, logo seguida o seu álbum de estreia autointitulado que foi considerado pela imprensa especializada como "forte e frágil, poderoso e poético!". Em 2004, vem o segundo "All I Want" que também recebeu ótimas críticas da imprensa.
Em 2015, a banda lançou o seu segundo álbum, a obra-prima de Doom Metal "The Girl With The Raven Mask".
"A busca pelo estúdio perfeito não foi tão fácil", comentou na época do lançamento o guitarrista Marcus Jidell. Mas, finalmente "The Girl With The Raven Mask" foi gravado no Ghostward Studio na Estocolmo, Suécia com o engenheiro David Castillo (Bloodbath, Opeth, Katatonia) que também foi responsável pela mixagem do álbum.
"Para conseguir passar o sentimento correto, a bateria, a guitarra, o baixo e alguns teclados foram gravados ao vivo", acrescentou Jidell. "Foi extremamente importante encontrar o estúdio certo e o equipamento certo para fazer que o álbum soasse do jeito que queríamos", continua o guitarrista que também produziu o álbum. "Os microfones, as guitarras, os pedais, os teclados, a bateria, tudo estava muito bem preparado e ensaiamos durante três dias antes de começarmos a gravar apenas para conhecer o som da sala e fazer que o som seja tão bom o quanto fosse possível".
Mais uma vez, o AVATARIUM teve o imenso prazer de trabalhar com Michael Blair (Tom Waits, Lou Reed) que também foi o percussionista convidado do álbum. "Ele fez a sua mágica habitual e nos ajudou a conseguir um pouco da vibe old school que estávamos procurando", confirmou com grande satisfação Jidell.
As letras de "The Girl With The Raven Mask" foram escritas pelo baixista Leif Edling. "Na verdade, eu acho que ele escreveu algumas das suas melhores músicas neste álbum", comentou Marcus. "As letras do álbum têm dois lados: um poético que dá margem para interpretações próprias e outro com algumas histórias clássicas. Eu acho que uma das minhas favoritas é ?Iron Mule? que conta a história de como estão hoje os operários que trabalharam na estrada de ferro na Suécia".
Musicalmente falando, o objetivo da banda com "The Girl With The Raven Mask" era continuar a filosofia e atmosfera que eles criaram no seu álbum de estreia e no EP "All I Want": "Nós queremos captar a vibe dos nossos heróis, bandas como MOUNTAIN, RAINBOW, BLACK SABBATH, BLUE ÖYSTER CULT, CROSBY, STILLS & NASH e LED ZEPPELIN, fazendo música com um som orgânico mas combinando-o com o som cru e pesado de hoje. Todas as músicas têm a sua própria alma e o seu próprio toque, nós realmente queríamos que o álbum fluísse e fazer algo diferente, tanto musical quanto liricamente. Queríamos manter a energia em todas as atuações individuais e, ao mesmo tempo, permitimos que as músicas crescessem do jeito que precisassem", finaliza Jidell. E isto é evidente se olharmos a duração das faixas: nenhuma música (exceto a faixa título) dura menos do que cinco minutos, levando assim os ouvintes por uma épica jornada através do Heavy Doom com toques de Rock Progressivo.
A apropriada foto da arte de capa é da fotógrafa Linda Åkerberg.
TRACK LIST
1. Girl With The Raven Mask
2. The January Sea
3. Pearls And Coffins
4. Hypnotized
5. Ghostlight
6. Run Killer Run
7. Iron Mule
8. The Master Thief
Visita à banda em: www.avatariumofficial.se
www.facebook.de/avatariumofficial